segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Classe gramatical: substantivo

Sugestão de texto para iniciar o trabalho com a classe gramatical substantivo. O material foi retirado do blog



A terra sem nome

     Era uma vez uma coisa onde as coisas não tinham nome. E tudo o que se dizia era uma coisa só.  Quando se ia à coisa em que se compram coisas, veja só que coisa:
     — Oi seu fulano! Me dá aquela coisa.
     — Qual coisa?
     — Aquela coisa que a gente serve para usar a coisa.
     — Tem tanta coisa que a gente usa, que coisa você quer?
     — Aquela!
     — Mas, tem tanta coisa ali!!
     — Aquela coisa, que tá junto daquela outra coisa, entre aquela coisa e aquela outra coisa!!!
     — Ihh... não tô entendendo coisa nenhuma!!!
    — Posso ir lá pegar a coisa?
    — É... pode...
    — É essa coisa aqui, ó!!
   — Ah!! Eu achei que era a outra coisa!
   — Quanto custa?
   — R$ 2,45.
   — Obrigada!
   Se você achou uma coisa de louco, imagina só tentar chamar alguém...
   Numa tranquila tarde, senhoras reunidas para um chá:
   —    Ô senhora!
   —    Quem? Eu?
   —    Não! A senhora ali!
   —    A tá, eu?
   —    Não! Ela!
   —    Eu?
   —    Eu?!
   —    Eu?
   —    Não, a senhora!
   Um dia, resolveram dar nomes às coisas e cada coisa passou a ter sua identidade, não só as coisas, mas também as pessoas, animais, seres em geral. E a coisa onde as coisas não tinham nome passou a se chamar lugar e aquela coisa onde se compravam coisas ficou conhecida como mercado e as senhoras que tomavam chá passaram a se chamar Maria, Joana, Fátima, Sara...
   O que eu ainda não descobri é o nome daquela coisa que serve para usar a coisa! Você sabe o que é? Então me diz por que eu não aguento mais essa curiosidade!!!
                                                                                                   
Mel Costa

Fonte: http://educartransforma.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário